Ucrânia e República Tcheca concordaram em produzir em conjunto fuzis de assalto e componentes de munições em território ucraniano, disse nesta terça-feira(16) o primeiro-ministro do país em guerra.
"Será construída uma nova fábrica de cartuchos na Ucrânia. O segundo acordo é para a produção de fuzis Colt CZ Group na Ucrânia", disse o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmygal durante uma visita à República Tcheca.
"A Ucrânia tem a intenção e o potencial para se tornar um arsenal para o mundo livre e agradecemos à República Tcheca por seu apoio ao nosso desejo", acrescentou o ministro.
Desde a invasão russa de fevereiro de 2022, a Ucrânia tenta desenvolver sua própria indústria armamentística para reduzir sua dependência da ajuda militar ocidental.
A República Tcheca, um forte aliado da Ucrânia na União Europeia e na Otan, lidera uma campanha internacional para arrecadar fundos para comprar munições para o Exército ucraniano.
O governo tcheco anunciou neste mês que já enviou equipamento militar no valor de 288 milhões de dólares (1,57 bilhão de reais na cotação atual) à Ucrânia desde o início da invasão russa.
bur-jbr/pc/mb/jc/aa