Bob Newhart, humorista e comediante que marcou a televisão americana nas décadas de 1960 e 1970 e recentemente interpretou o professor Proton na série "The Big Bang Theory", morreu aos 94 anos, anunciou nesta quinta-feira (18) seu agente.

Newhart faleceu em sua residência em Los Angeles após uma série de problemas de saúde, informou seu agente Jerry Digney, em um comunicado.

Contador antes de se tornar ator de comédia, em 1960 ele ganhou dois prêmios Grammy de melhor álbum e melhor artista revelação por "The Button-Down Mind of Bob Newhart", o primeiro álbum de comédia da indústria musical a alcançar o primeiro lugar nas paradas de vendas.

A gravação faz parte do acervo da Biblioteca do Congresso.

Depois, ele lançou seu espetáculo "The Bob Newhart Show" na emissora NBC, e uma série homônima nos anos 1970 na qual interpretou um psicólogo de Chicago, que o catapultou para o olimpo dos ícones da televisão norte-americana.

Na esteira do sucesso televisivo, aventurou-se no cinema em filmes como "Será que Ele é?" (1997) e "Um Duende em Nova York" (2003).

Em 2010, ele interpretou o papel de Arthur Jeffries, o professor Proton, na sitcom "The Big Bang Theory" na emissora CBS, uma das mais vistas em todo o mundo.

Seu papel como o professor Proton lhe rendeu um prêmio Emmy em 2013.

mdo-arb-af/am