Kamala Harris é apontada como sucessora de Joe Biden na chapa democrata na disputa pela Casa Branca nos Estados Unidos -  (crédito: Tierney L. Cross/Bloomberg via Getty Images)

Kamala Harris é apontada como sucessora de Joe Biden na chapa democrata na disputa pela Casa Branca nos Estados Unidos

crédito: Tierney L. Cross/Bloomberg via Getty Images

Apontada para ser a sucessora na chapa do Partido Democrata para as eleições nos Estados Unidos, depois da desistência de Joe Biden à reeleição, a vice-presidente, ex-procuradora e ex-senadora da Califórnia, Kamala Harris, caiu na boca do público.

 

Agora, Kamala tornou-se o centro das atenções por ter mudado o jogo das eleições americanas, quando a chapa republicana já tinha todos os passos programados na disputa contra o atual presidente Biden.

 

Kamala é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos e, por ser negra e filha de imigrantes, fortalece o apoio a Biden entre eleitores jovens, imigrantes e negros, considerados pontos vulneráveis do ex-candidato à reeleição. A advogada é a principal defensora do direito ao aborto na Casa Branca e da imigração no país, pontos de ataque do candidato republicano Trump.

 

 

No entanto, como você pronuncia Kamala quando vai falar sobre a possível candidata democrata em voz alta? Dica: não é “Kámala”, nem “Kamála”, “Kamalá”, “Kãmala”, “Kêmila”, ou até mesmo uma sonoridade próxima de “Kamila”, como no português.

 

 

O correto da pronúncia da atual vice-presidente é “Kô-ma-la”, como a palavra para “vírgula” em inglês, comma, seguido de 'la'. A sonoridade do primeiro A se assemelha, neste caso, à mistura de A e O — este com acento circunflexo na pronúncia do português em pronúncia aberta. O nome dela significa 'Flor de lótus'.

 

 

Para melhor compreensão, confira a explicação do professor de língua inglesa Ulisses Carvalho, com alguns exemplos de pessoas pronunciando o nome de Kamala.

 

 

Apoio de Biden

 

 

Em postagem no X (antigo Twitter), Joe Biden demonstrou apoio a Kamala para concorrer à Casa Branca contra o candidato republicano. “Hoje quero oferecer meu total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano. Democratas — é hora de nos unirmos e derrotarmos Trump. Vamos fazer isso”, disse o atual presidente dos Estados Unidos.

 

 

 

Porém, o apoio de Biden não transforma a candidatura de Kamala Harris como oficial na corrida eleitoral, apesar de ser o caminho mais provável se ser percorrido. A oficialização será realizada em um mês, na Convenção Nacional Democrata, na qual os advogados que antes apoiavam Biden se comprometerão com um novo nome.