Três mexicanos e dois sul-africanos foram presos quando unidades policiais de elite invadiram um laboratório de cristal de metanfetamina escondido em uma fazenda remota, informou a polícia sul-africana nesta terça-feira.
O proprietário do local perto de Groblersdal, a cerca de 200 quilômetros de Joanesburgo, foi um dos detidos na sexta-feira, acrescentou.
Quatro homens foram presos durante a operação e um terceiro mexicano foi detido na segunda-feira, disse à AFP o brigadeiro Thandi Mbambo.
"As drogas eram obviamente para venda local e internacional", disse ele, acrescentando que o laboratório operava "em grande escala".
As autoridades também apreenderam grandes quantidades de precursores químicos de drogas ilícitas, como cristal de metanfetamina e acetona, avaliados em cerca de 2 bilhões de rands (mais de 500 milhões de reais), disse a polícia.
A África do Sul é um grande consumidor de metanfetaminas e o mercado cresce em outras partes da África, segundo um relatório de 2021 da Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional.
zam/br/mas/zm/jc