Reino Unido, Estados Unidos e Coreia do Sul alertaram, nesta quinta-feira (25), que um grupo de hackers apoiados pela Coreia do Norte articulou uma campanha global de ciberespionagem para "roubar" informações para o programa nuclear de Pyongyang. 

O grupo Andariel colocou organizações do mundo todo em risco com uma campanha para "roubar informações técnicas sensíveis e confidenciais e dados de propriedade intelectual", informou o Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) do Reino Unido em um comunicado no qual observou que esse alerta também foi emitido pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul. 

A agência britânica afirmou que Andariel é um braço da agência de inteligência da Coreia do Norte que trabalha para os "objetivos militares e nucleares" de Pyongyang. 

O NCSC indicou que os principais alvos da campanha são organizações da área da defesa, da indústria aeroespacial e do setor nuclear, mas também fornecedores de saúde e energia. 

O FBI, polícia federal americana, indicou que os três países acreditam que este grupo "continua sendo uma ameaça para vários setores industriais em todo o mundo".

phz/bc/an/mb/aa/mvv