Charles Leclerc, da Ferrari, conquistou neste sábado (27) a pole position do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, apesar de Max Verstappen ter sido o mais rápido na classificação, mas sofrendo uma sanção em que perdeu dez posições.
O companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, o mexicano Sergio Pérez, ficou a apenas 0,011 segundos de Leclerc e largará em segundo.
"Eu não esperava isso neste fim de semana", reagiu o piloto da Ferrari, que larga da pole novamente depois de conseguir esse feito em maio, em Mônaco.
"A chuva nos ajudou. Sem ela poderíamos ter lutado pelo quinto lugar com a Mercedes", admitiu momentos após o fim da sessão sob uma chuva que marcou os treinos de classificação.
- Verstappen longe dos líderes -
Verstappen, nascido na Bélgica e filho de mãe belga, fez o melhor tempo diante da sua torcida, mas uma penalidade por troca de motor fora do regulamento fez com que ele perdesse dez posições para largar da sexta fila (em 11º), à frente do francês Pierre Gasly (Alpine, 12º).
"Amanhã será outro dia, mais quente, sem chuva (…) não sei o quão rápido seremos, mas espero que possamos estar na luta", garantiu.
No domingo, Verstappen tentará vencer pelo quarto ano consecutivo no 'seu' Grande Prêmio da Bélgica. O holandês venceu todas as corridas deste circuito desde 2021.
Porém, o atual tricampeão mundial não vem dominando tão facilmente nesta temporada. A vitória lhe escapou em seis dos 13 Grandes Prêmios realizados, enquanto no ano passado ele perdeu apenas dois no mesmo período.
- Pérez respira -
No famoso circuito de Spa-Francorchamps, Charles Leclerc largará em primeiro e terá ao seu lado o outro piloto da Red Bull, Sergio Pérez. O mexicano conseguiu um segundo lugar que lhe dá fôlego no momento em que vive uma situação delicada após várias corridas.
O futuro de Pérez, oficialmente na equipe até o final de 2026, pode ficar em dúvida após o GP da Bélgica, admitiu o conselheiro Helmut Marko, após ser questionado pela mídia austríaca.
Na largada deste domingo às 10h (horário de Brasília) a segunda fila será formada pelos britânicos Lewis Hamilton (Mercedes) e Lando Norris (McLaren), em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Oscar Piastri, da McLaren, vai partir da quinta posição. A Mercedes do inglês George Russel largará em sexto, à frente da Ferrari de Carlos Sainz (7º), da Aston Martin de Fernando Alonso (8º) e da Alpine de Esteban Ocon (9º).
--- Grid de largada do GP da Bélgica de Fórmula 1:
1ª fila:
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
2ª fila:
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
3ª fila:
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
George Russell (GBR/Mercedes)
4ª fila:
Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
5ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
6ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)*
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
7ª fila:
Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls-Red Bull)
Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari)
8ª fila:
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
9ª fila:
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes)
10ª fila:
Zhou Guanyu (CHN/Sauber-Ferrari)
Yuki Tsunoda (JPN/Racing Bulls-Red Bull)**
* penalizado com a perda de dez posições devido à mudança de motor além das cotas autorizadas
** largará como último do grid por ter alterado diferentes elementos do motor
bsp/mfr/mcd/ol/hdy/bnl/aam/cb