Rafaela Silva terminou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris sem medalha na categoria até 57 quilos do judô, depois de perder a disputa do bronze para a japonesa Haruka Funakubo nesta segunda-feira (29).

Rafaela, campeã olímpica nos Jogos do Rio em 2016, ficou sem chances de conquistar mais uma medalha de ouro individual depois de perder na semifinal para a sul-coreana Mimi Huh, que ficou com a prata, derrotada na final pela canadense Christa Deguchi.

O árbitro do combate pela medalha de bronze desclassificou a brasileira por uma queda de cabeça no tatame durante em um ataque de Funakubo.

Rafaela ainda tem chance de conseguir uma medalha em Paris na competição por equipes mistas, que vai acontecer no próximo sábado.

Na capital francesa, a judoca brasileira está sua terceira edição dos Jogos, depois de Londres-2012 e Rio-2016, já que não pôde participar em Tóquio-2020.

Durante os Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, Rafaela testou positivo para fenoterol, uma substância broncodilatadora proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA) e acabou suspensa por dois anos.

Desde seu retorno ao tatame, Rafaela foi campeã mundial em 2022 e emendou mais dois ouros nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e no Campeonato Pan-Americano de Judô de 2024.

tjc/ma/cb/dd