Navios militares russos da Frota do Norte chegaram ao porto venezuelano de La Guaira, perto de Caracas, onde ficarão por "vários dias", indicou o Ministério de Defesa da Rússia nesta terça-feira (2). 

O objetivo da presença na região é "mostrar a bandeira e assegurar presença naval em áreas importantes, zonas operacionais", afirmou o Ministério em um comunicado. 

A escala durará "vários dias", após os quais os navios continuarão seu "trabalho" nas águas do Oceano Atlântico, concluiu o ministério. 

Entre os navios estão o Almirante Gorshkov, a fragata mais avançada da frota russa, em serviço desde 2018, e o petroleiro Akademik Pashin. 

O comunicado detalha que ambos estão atracados em La Guaira, perto de Caracas. 

A Rússia e a Venezuela têm fortes laços. Em fevereiro, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, descreveu seu homólogo russo, Vladimir Putin, como seu "irmão mais velho".

Maduro também afirmou que a reeleição de Putin era "um bom presságio para o mundo". 

O próprio líder venezuelano é candidato à reeleição nas presidenciais de 28 de julho. 

Antes de chegarem à Venezuela, os navios russos fizeram uma escala em Cuba, em meados de junho, acompanhados de um submarino nuclear e um rebocador. 

A incomum mobilização russa a cerca de 150 quilômetros da costa da Flórida, nos EUA, ocorreu em meio a tensões entre Washington e Moscou pelo conflito na Ucrânia. 

Antes de entrarem no porto de Havana, os navios participaram de um "exercício sobre a utilização de armas de mísseis de alta precisão", segundo o Ministério da Defesa russo.

bur/mr/sag/mb/ln/mvv

compartilhe