Uma garçonete dividiu a web após contar que não serve água aos clientes quando eles chegam ao restaurante nem oferece guardanapos extras após a comida ser entregue. Para ela, é uma forma de evitar desperdício. Já para alguns internautas, é um sinal de péssimo atendimento.
@eatwithjeej Some of these arent that controversial but pet peeves are coming next #waitress #waiter #server #serverlife ? original sound - eatwithjeej
“Aqui estão algumas coisas controversas que faço como garçonete. Número 1: eu não te dou água a menos que você peça. Como as pessoas não tocam em suas bebidas [assim que chegam ao restaurante], eu acho um desperdício [oferecer automaticamente]”, relatou.
Outro ponto que levantou debates é na hora de entregar a conta. “Esse [ponto] é muito controverso, mas eu dou a fatura para o cara, toda vez. Se tiver que escolher um lado, geralmente eu levo para o homem. Vejo que normalmente é o cara que paga”, disse.
Além disso, ela disse que só trata bem os clientes que são cordiais com ela. “Eu sou muito legal, mas só até você ser rude comigo. Se isso acontece, eu serei apenas mediana”, disse.
Nos comentários, os possíveis clientes criticaram a jovem. “Dizer que você vai embora sem dizer nada e depois continuar com ‘eu sou legal’ é uma loucura para mim”, disse um comentário. “Sem água, sem guardanapos extras? Se eu tiver que pedir essas coisas, sinto que foi um serviço mínimo. Não mais que 15% de gorjeta”, apontou outro.
Vale lembrar que servir água da casa sem o cliente pedir não é um costume no Brasil. Por aqui, sequer existe uma lei que estabeleça que os restaurantes façam isso gratuitamente. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal, existem legislações específicas que regulamentam a obrigatoriedade da água gratuita.