Os deputados franceses votam nesta quinta-feira (18) para eleger o novo presidente da Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento, fragmentada em três grandes blocos depois das eleições legislativas antecipadas em que nenhum partido obteve maioria absoluta.

A votação deu origem a intensas negociações prévias entre os partidos políticos, em um ambiente tenso, enquanto a França se prepara para receber os Jogos Olímpicos que começam no dia 26 de julho. 

O resultado da votação desta quinta-feira é fundamental porque dará uma primeira visão das alianças que poderão ser criadas entre os partidos para formar uma maioria e, portanto, influenciar a formação de um novo governo. 

As eleições legislativas em dois turnos, em 30 de junho e 7 de julho, deixaram uma câmara fragmentada, na qual nenhum partido ou coalizão obteve a maioria absoluta de 289 deputados. 

O NFP, uma aliança de esquerda que inclui socialistas, comunistas, ambientalistas e a esquerda radical de A França Insubmissa, ficou em primeiro lugar com 193 deputados, à frente da aliança de centro-direita de Macron (164 assentos) e da extrema direita (143).

O presidente de França, Emmanuel Macron, dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleições legislativas antecipadas após a vitória da extrema direita francesa nas eleições europeias de 9 de junho. 

A votação na Assembleia Nacional começou às 10h00 (horário de Brasília) e pode durar até a noite. 

sac/sl/sde/alc/meb/mb/aa/dd

compartilhe