A polícia espanhola anunciou nesta sexta-feira (19) o desmantelamento de uma rede que transportava cocaína da América do Sul para a Europa em embarcações, em uma operação internacional que prendeu 50 pessoas na Espanha e outros sete países, incluindo Colômbia e Panamá.
As autoridades apreenderam 1,5 tonelada de cocaína e oito embarcações utilizadas pela organização, em uma intervenção na qual participaram agências policiais de onze países, com o apoio da europeia Europol, informou a polícia espanhola em comunicado.
A investigação, iniciada pelas polícias espanhola e britânica em junho de 2020, descobriu que a rede possuía embarcações que transportavam cocaína de países da América do Sul e do Caribe, como Brasil, Colômbia, Guiana, Trinidad e Tobago, Santa Lúcia, Barbados e Panamá, até as Ilhas Canárias, Valência e Andaluzia.
O líder da organização, preso na Noruega, era conhecido como "professor" e "suspeita-se que atuava no tráfico de drogas há mais de 20 anos", segundo o comunicado.
A Espanha é uma das principais portas de entrada da cocaína sul-americana na Europa. Em junho, uma operação apreendeu 8 toneladas de cocaína e prendeu 40 pessoas.
du/mdm/jvb/jc