A brasileira Tatiana Weston-Webb fez história nesta segunda-feira (5) ao se classificar para a final do surfe feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, em Teahupo'o, na Polinésia Francesa, e garantir assim a primeira medalha de uma brasileira na modalidade.
Tati superou a costarriquenha Brisa Hennessy com uma pontuação final de 13.66 contra 6.17 da adversária, que foi punida no início da bateria por ter cometido uma interferência.
Ela pegou uma onda que a brasileira, que tinha a prioridade, estava surfando naquele momento.
Na final, Tatiana Weston-Webb vai enfrentar a americana Caroline Marks ainda nesta segunda-feira.
A medalha de bronze será disputada entre Hennessy e a francesa Johanne Defay.
A vitória de Tati, aliviou a decepção que o surfe brasileiro viveu com a eliminação mais cedo, de Gabriel Medina na semifinal masculina.
Grande favorito ao ouro, Medina perdeu para o australiano Jack Robinson por 12,33 pontos a 6,33 depois de esperar durante mais de cinco minutos por uma boa onda que lhe permitisse reverter essa desvantagem. Mas ela não chegou devido à falta de vento e o tricampeão da WSL só conseguiu surfar uma onda na bateria.
A decepção de Tóquio-2020 se repetiu, já que naquela edição dos Jogos - em que o surfe fez sua estreia - o paulista também foi eliminado nas semifinais.
Ele vai lutar pela medalha de bronze contra o peruano Alonso Correa, que perdeu para o francês Kauli Vaast em uma disputa mais acirrada, por 10,96 a 9,60.
aam/am