As autoridades gregas ordenaram a evacuação da cidade histórica de Maratona, perto de Atenas, ameaçada por incêndios florestais, na noite deste domingo (11), anunciaram os bombeiros. 

Os mais de 30 mil habitantes da cidade, localizada 40 quilômetros a leste da capital grega, foram obrigados a se deslocar para a cidade costeira de Nea Makri. 

A Grécia lutava neste domingo contra vários incêndios florestais, que ameaçavam os arredores da capital, e alguns dos quais permaneciam fora de controle durante a noite. 

A fumaça destes incêndios cobriu parte de Atenas, em um contexto de alerta devido às condições meteorológicas extremas para o resto da semana.

Na tarde deste domingo, os bombeiros conseguiram controlar 33 dos 40 incêndios declarados nas últimas 24 horas, disse à imprensa Vassilis Vathrakogiannis, porta-voz dos bombeiros. 

Os incêndios levaram o primeiro-ministro, Kiriakos Mitsotakis, a interromper as suas férias para retornar a Atenas esta noite.

O ministro grego da Proteção Civil alertou no sábado que metade do país enfrentava um alto risco de incêndios até pelo menos 15 de agosto devido às altas temperaturas, rajadas de vento e à seca.

kan/jj/bc/val/atm/aa