O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, descartou nesta terça-feira (13) a possibilidade de se encontrar com seu homólogo argentino, Javier Milei, que tem prevista uma visita para o final de agosto à Cidade do México, onde se encontrará com empresários e participará de uma cúpula conservadora.
"Não concordo com a forma de pensar e com o jeito de ser dele", disse o presidente esquerdista mexicano em sua habitual coletiva de imprensa matinal, detalhando os motivos para não receber o ultraliberal Milei.
O presidente argentino participará de um fórum organizado pelo capítulo mexicano da Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac), informou no Instagram o ator Eduardo Verástegui, que tentou ser candidato presidencial nas eleições de 2 de junho passado no México, mas não conseguiu as assinaturas necessárias para disputar o cargo.
López Obrador destacou que, de qualquer forma, o governo de Milei não solicitou uma reunião.
O porta-voz presidencial da Argentina, Manuel Adorni, confirmou nesta terça-feira que Milei viajará para o México em 23 de agosto para um encontro com empresários. "Entendo que no dia seguinte ele participará da Cpac México", detalhou em uma coletiva de imprensa.
O encontro ocorrerá em um hotel de Polanco, um luxuoso bairro da capital mexicana. Além de Milei, espera-se a presença da senadora colombiana María Fernanda Cabal e do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
López Obrador e Milei manifestaram publicamente suas diferenças desde que o argentino chamou o mexicano de "ignorante". O presidente do México respondeu dizendo que não compreendia "como os argentinos, sendo tão inteligentes, votaram em alguém que despreza o povo".
ai/yug/jb/am