O diretor espanhol Pedro Almodóvar receberá o prêmio honorífico Donostia do Festival espanhol de cinema de San Sebastián, e se une assim à outra premiada de honra desta edição, a atriz Cate Blanchett, anunciou o Festival nesta quarta-feira (14). 

“Além de seu talento artístico e estilo visual reconhecível - sua personalidade é evidente desde a direção de arte até a trilha sonora -, os filmes de Pedro Almodóvar se destacam pela escrita de suas personagens femininas, pela direção de seus atores e pela abordagem ousada de temas como o universo LGBTQIA+”, disse em comunicado o festival, que celebrará sua 72ª edição na cidade do norte da Espanha de 20 a 28 de setembro.

O cineasta de 74 anos receberá o prêmio em 26 de setembro antes da projeção de seu último filme, o primeiro em inglês de sua carreira, The Room Next Door, interpretado por Juliane Moore e Tilda Swinton, que lhe entregarão o prêmio. 

Em maio, o Festival havia anunciado que o outro prêmio Donostia dessa edição será entregue à intérprete australiana-americana Cate Blanchett, que será o rosto do cartaz oficial, por uma carreira "de mais de três décadas que combina o cinema de autor com filmes dirigidos ao grande público". 

al/mb/dd/aa