Três pessoas foram detidas e uma quarta está sendo procurada após o esfaqueamento na Catalunha do pai do jovem astro do futebol espanhol Lamine Yamal, confirmou a polícia à AFP nesta quinta-feira (15). 

Uma fonte próxima à família afirmou à AFP que o pai de Yamal, Mounir Nasraoui, está "fora de perigo" e "permanece em observação" e seu estado é "estável". 

O ataque aconteceu às 19h10 GMT (16h10 de Brasília) da quarta-feira em um estacionamento da localidade catalã de Mataró, a 30 quilômetros de Barcelona, no bairro de Rocafonda, onde Lamine Yamal cresceu, disse um porta-vcoz dos Mossos de Esquadra, a polícia autônoma da Catalunha. 

Nasraoui foi esfaqueado várias vezes, segundo a polícia, e está internado  no hospital de Can Ruti, em Badalona. 

A polícia catalã informou que três pessoas foram detidas e interrogadas na delegacia de Mataró, enquanto um quarto indivíduo estava sendo procurado. 

Os investigadores interrogarão a vítima "o mais rápido possível", assim como as testemunhas para esclarecer as circunstâncias do ataque, acrescentou a polícia. 

O jornal 'La Vanguardia' informou que o incidente ocorreu após uma discussão na rua com alguns homens que se aproximaram do pai de Yamal enquanto ele saía para passear com o cachorro. Nasraoui foi agredido em seguida. 

Yamal despontou no Barcelona com 15 anos em abril de 2023 e se tornou uma peça-chave para os catalães na temporada passada. 

O jogador também foi o destaque na conquista da seleção espanhola na Eurocopa, que o país venceu pela quarta vez, e se tornou o atleta mais jovem a jogar e fazer gol na história dessa competição.

O pai de Yamal e sua avó ainda vivem em Rocafonda e o jovem jogador costuma comemorar seus gols fazendo um '304' com as mãos, o código postal do bairro. 

Mounir Nasraoui se tornou famoso na Eurocopa por sua atuação nas redes sociais e em meios de comunicação ao publicar conteúdo frequentemente apoiando o seu filho. 

mig-rbs/pj/mfr/zm/dd/fp