O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou nesta sexta-feira (23) que seu país "defende veementemente a paz" na guerra entre a Ucrânia e a Rússia, durante uma reunião com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em Kiev. 

A visita de Modi ocorre em um momento crítico da guerra, iniciada há dois anos e meio, quando parece mais difícil do que nunca alcançar um acordo diplomático. 

"Nos mantivemos à margem da guerra com grande convicção. Isso não significa que estamos indiferentes", declarou o líder indiano de 73 anos, sentado ao lado de Zelensky. 

"Não fomos neutros desde o primeiro dia, tomamos partido e apoiamos firmemente a paz", disse ele. 

Modi, cujo país mantém excelentes relações com a Rússia, também prometeu que a Índia fornecerá apoio humanitário à Ucrânia. 

"Qualquer que seja a ajuda que precisarem, do ponto de vista humanitário, a Índia estará com vocês e fará o possível para apoiá-los", afirmou.

O primeiro-ministro chegou à capital ucraniana de trem vindo da Polônia e é o primeiro chefe de governo indiano a visitar a antiga república soviética, que enfrenta uma invasão russa desde o final de fevereiro de 2022.

bur-gle/dhw/hgs/jvb/jc/dd