As negociações sobre um cessar-fogo em Gaza ocorridas no Cairo avançaram e espera-se que continuem, apesar dos confrontos entre Israel e o grupo libanês Hezbollah, afirmou a Casa Branca nesta segunda-feira (26).
"Continua havendo progresso e nossa equipe no local segue classificando as conversas como construtivas", declarou à imprensa o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.
"Apesar do ataque com foguetes e drones do Hezbollah durante o fim de semana, contra o qual Israel fez um excelente trabalho de defesa, isso não afetou o trabalho real das equipes que estão tentando alcançar este acordo de cessar-fogo", acrescentou.
"Esperamos que essas conversas (...) continuem pelo menos durante os próximos dias", afirmou John Kirby.
Israel lançou múltiplos bombardeios no Líbano na manhã de domingo e afirmou ter frustrado um grande ataque do Hezbollah.
No entanto, o movimento libanês qualificou como um "sucesso" o disparo de centenas de drones e foguetes em retaliação pela morte de um de seus líderes.
Uma nova rodada de negociações para um cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns mantidos no território palestino teve início na capital egípcia na quinta-feira.
Participaram das conversas chefes dos serviços de inteligência israelense, americano, egípcio e catari.
sct/bgs/erl/nn/jb/am