O jovem prodígio italiano Andrea Kimi Antonelli, que acaba de completar 18 anos, foi o escolhido da Mercedes para suprir a saída de Lewis Hamilton, que será piloto da Ferrari em 2025, anunciou a escuderia alemã neste sábado (31), dia do treino de classificação para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1.

Antonelli correrá na equipe ao lado do britânico George Russell a partir da próxima temporada.

"Nossa dupla de pilotos em 2025 combinará experiência, talento, juventude e velocidade", destacou o chefe da Mercedes, Toto Wolff, em comunicado da equipe.

Antonelli teve um grande desempenho nas temporadas anteriores correndo nas categorias de formação para pilotos.

Em 2022, ganhou os campeonatos de Itália e Alemanha de Fórmula 4 e, no ano seguinte, venceu os campeonatos do Oriente Médio e da Europa de Fórmula regional.

Ainda em 2023, pulou a Fórmula 3 para entrar diretamente no Mundial de Fórmula 2, um feito raríssimo.

Após um início de temporada complicado, conseguiu no início de julho sua primeira vitória na corrida sprint em Silverstone, duas semanas antes de vencer a corrida principal em Budapeste.

Nascido em Bolonha, Antonelli ocupa atualmente a sétima posição no Mundial de Fórmula 2, a quatro provas para o final do campeonato.

"Chegar à Fórmula 1 é um sonho que me motivou desde pequeno. Tenho muitas coisas a aprender, mas me sinto preparado para aproveitar esta chance", declarou o italiano, que entrou para o programa de formação de jovens pilotos da Mercedes em 2019, quando tinha apenas 12 anos.

nb/smr/mcd/sag/cb