O judoca afegão Mohammad Samim Faizad testou positivo em um exame antidoping em Paris-2024, informou nesta sexta-feira (2) a Agência Internacional de Testes (ITA, na sigla em inglês), tornando-se assim o segundo caso positivo nos Jogos Olímpicos. 

Faizad, de 21 anos, faz parte da equipe de seis afegãos convidados pelo COI para Paris e havia sido eliminado na primeira rodada da categoria -81 quilos na terça-feira, quando foi submetido ao exame. 

Ele testou positivo para estanazolol, um esteroide anabolizante proibido pelo código antidoping mundial, de acordo com um comunicado de imprensa da ITA, que informou o atleta do resultado na quinta-feira, 1º de agosto.  

Desde então, ele foi suspenso e pode contestar essa suspensão provisória perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). 

O COI selecionou a delegação afegã sem consultar Cabul.

Faizad, 446º colocado no ranking mundial, conseguiu sua classificação para os Jogos Olímpicos durante um torneio na capital afegã, no qual enfrentou uma centena de competidores.

O primeiro caso de doping anunciado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 também ocorreu no judô, o do iraquiano Sajjad Sehen, que testou positivo para uma substância anabolizante proibida.

dec/bvo/ma/mcd/aam/rpr

compartilhe