O presidente iraniano, Masud Pezeshkian, submeteu neste domingo(11) membros do seu governo, incluindo uma mulher e um diplomata aberto ao Ocidente, à aprovação do Parlamento.
O chefe do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, anunciou os nomes dos 19 membros do gabinete em uma sessão transmitida pela televisão estatal.
O Parlamento deve começar a analisar a lista na segunda-feira e a votação será a partir de sábado.
Em um contexto de tensão entre o Irã e seus aliados, de um lado, e Israel, do outro, devido à guerra na Faixa de Gaza, Pezeshkian apresentou Abbas Araghchi, um diplomata de carreira de 61 anos, como ministro da Relações Exteriores.
Araghchi, conhecido por sua atitude aberta em relação ao Ocidente, desempenhou um papel fundamental na assinatura do acordo sobre o programa nuclear do Irã em 2015.
Para o Ministério de Estradas e Desenvolvimento Urbano, Pezeshkian nomeou uma mulher, Farzaneh Sadegh, formada em Planejamento Urbano e que ocupava cargos de responsabilidade no Ministério da Habitação.
Se aprovada, será a segunda mulher iraniana a ocupar um cargo ministerial desde o estabelecimento da República Islâmica em 1979.
ap/vl/hgs/zm/jc