A polícia procura neste sábado (24) o autor do ataque a faca que deixou três mortos e cinco gravemente feridos na sexta-feira em Solingen, cidade do oeste da Alemanha, durante um festival municipal. 

"O ataque brutal durante o festival municipal de Solingen nos comoveu profundamente", disse a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, em um comunicado. 

"Nossas forças de segurança fazem o possível para prender o autor do crime" e determinar seu motivo, acrescentou. 

O ataque ocorreu por volta das 21h40 locais (16h40 em Brasília), quando milhares de pessoas se reuniam em frente a um palco no centro da cidade, para o início das festividades do aniversário de Solingen.

"Vítimas e testemunhas estão sendo interrogadas", disse a polícia da cidade vizinha de Dusseldorf em comunicado. 

O corpo armado fez um primeiro balanço de três mortos e oito feridos, cinco deles gravemente. 

"Um homem armado com uma faca atacou pessoas aleatórias do nada e as matou", descreveu o ministro regional do Interior, Herbert Reul, durante uma visita ao local. 

"Ninguém sabe o porquê. Não podemos dizer nada neste momento sobre o motivo ou a pessoa", acrescentou. 

A festa foi parte de uma série de eventos para comemorar o 650º aniversário de Solingen. 

Com cerca de 150.000 habitantes, a pequena cidade fica na região mineira do Ruhr, entre Dusseldorf e Colônia.

- "Parte o coração" -

Na rede social X, os investigadores pediram qualquer informação, incluindo fotos e vídeos, que pudesse ajudar a encontrar o agressor.

As forças de segurança lançaram uma "grande operação" para encontrar o suspeito, disse uma porta-voz da polícia de Dusseldorf. 

A rede de televisão ZDF mostrou um grande policiamento na área. Os agentes foram auxiliados por unidades das forças especiais e um helicóptero que sobrevoava a área.

Em um comunicado on-line, o prefeito de Solingen, Tim-Oliver Kurzbach, disse que a cidade está "chocada, horrorizada e com muita dor". 

"Todos queríamos celebrar juntos o aniversário da nossa cidade e agora sofremos pelos mortos e feridos", acrescentou. 

"Parte o coração saber que houve um ataque em nossa cidade. Tenho lágrimas nos olhos quando penso naqueles que perdemos. Rezo por aqueles que ainda lutam por suas vidas", disse. 

As autoridades municipais esperavam receber até 75 mil visitantes nos três dias de atividades, com música ao vivo, teatro de rua e espetáculos de variedades e comédia. 

Segundo o jornal local "Solinger Tageblatt", um membro da organização subiu ao palco pouco depois das 22h locais (17h em Brasília) para interromper o show.

- Manchas de sangue no chão -

Após o ataque, um dos organizadores subiu ao palco e pediu ao público para deixar o local, explicando que as equipes de emergência tentavam salvar várias pessoas, informou o Solinger Tageblatt.

Um homem identificado como Lars Breitrzke relatou ao periódico que estava perto do palco e que "percebeu, na expressão do cantor, que algo estava errado. Depois, uma pessoa caiu no chão a um metro de mim."

Primeiramente, a testemunha pensou que se tratasse de alguém alcoolizado, mas, ao se virar, viu outros espectadores caídos e manchas de sangue no chão.

Vários ataques a faca foram registrados no último ano na Alemanha, o que levou a ministra do Interior, Nancy Faeser, a prometer acabar com esse tipo de crime.

O país enfrenta uma dupla ameaça à sua segurança: os atentados jihadistas e as ações de grupos de extrema direita.

bur-smk/bpi/sag/meb/jc

compartilhe