A região russa de Belgorod enfrenta uma situação difícil, mas continua "sob controle", afirmou nesta terça-feira Viacheslav Gladkov, o governador desta região fronteiriça com a Ucrânia, depois de receber relatos sobre uma tentativa de incursão das forças de Kiev.

"Relatos afirmam que o inimigo está tentando atravessar a fronteira na região de Belgorod. Segundo o Ministério da Defesa russo, a situação na fronteira é difícil, mas está sob controle", declarou Gladkov no Telegram.

Segundo o canal russo do Telegram MASH, considerado próximo ao Kremlin, soldados ucranianos estão tentando entrar na região pela cidade de Nekhoteevka, na fronteira com a Ucrânia, onde há combates em curso.

A mesma fonte afirmou que um grupo ucraniano está também está tentando entrar na região através do posto fronteiriço de Chebekino, que fica 40 quilômetros ao leste de Nekhoteevka. Outro canal do Telegram, SHOT, negou a informação.

A Ucrânia iniciou em 6 de agosto uma incursão militar na região russa de Kursk, vizinha de Belgorod. A operação, que segue em curso, tem uma escala sem precedentes desde que a Rússia lançou a ofensiva contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

bur/rox/meb/sag/fp

compartilhe