O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (4) que espera que seu homólogo chinês, Xi Jinping, possa viajar à cidade russa de Kazan para participar na reunião de cúpula dos países do Brics, que acontecerá entre 22 e 24 de outubro.

"Estamos esperando o presidente chinês Xi Jinping na reunião dos Brics. Proponho uma reunião de trabalho bilateral durante os trabalhos", disse Putin durante uma reunião com o vice-presidente chinês, Han Zheng, em Vladivostok, no extremo leste da Rússia.

Os dois líderes são aliados próximos que se reuniram em diversas ocasiões nos últimos anos para demonstrar a "amizade ilimitada" entre os dois países, fortalecida desde a ofensiva russa na Ucrânia.

Os Brics são um bloco de países emergentes formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia, ao qual a África do Sul aderiu em 2010.

Em 2023, o grupo aceitou a entrada do Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes Unidos, assim como da Argentina, que não formalizou sua adesão após a chegada de Javier Milei à presidência.

bur/pz/pc/zm