A China e os Estados Unidos preparam em conjunto uma cúpula sobre gases poluentes que não são CO2, como o metano e o óxido nitroso, anunciou nesta sexta-feira (6) o emissário climático dos EUA para o clima, John Podesta, durante uma visita a Pequim. 

"Planejamos organizar uma cúpula sobre gases que não sejam dióxido de carbono: metano, óxido nitroso, hidrofluorocarbonetos", disse ele à imprensa. 

"Eles chamam menos atenção, mas estão por trás de metade do aquecimento climático", enfatizou. 

Os dois países, que são também os dois maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa, causadores da mudança climática, já propuseram este evento em maio, e disseram então que queriam organizá-lo aproveitando a COP29, em novembro, no Azerbaijão.

Podesta afirmou ter tido "excelentes conversas" com o seu homólogo chinês, Liu Zhenmin, durante esta visita de trabalho a Pequim, iniciada na quarta-feira.

Na tarde de sexta-feira, Podesta falou à imprensa antes de ser recebido pelo ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, e fez um relato do seu trabalho com a delegação chinesa durante a semana. 

"Temos falado sobre a importância do sucesso da COP29, incluindo questões multilaterais. Temos algumas divergências, por exemplo sobre o financiamento da luta contra a mudança climática, mas temos conseguido reduzi-las um pouco", afirmou.

pfc-ka/ehl/avl/es/aa