O presidente ucraniano Volodimir Zelensky chegou, nesta sexta-feira (6), a Cernobbio, no norte da Itália, onde participará do fórum econômico “The European House - Ambrosetti”, que também contará com a presença do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, confirmaram jornalistas da AFP.
Depois de uma visita no início do dia à Alemanha, onde pediu “mais armas” aos seus aliados e participou de uma reunião com o chanceler Olaf Scholz, Zelensky deve se reunir com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que deve chegar a Cernobbio na manhã de sábado.
Uma reunião entre Zelenski e Orban, que se opõe à ajuda ocidental à Ucrânia para se defender contra o agressor russo, não está confirmada até o momento, mas o húngaro disse que "é claro" que se reuniria com ele em Cernobbio se a oportunidade surgisse.
“Temos um bom relacionamento”, assegurou Orban aos jornalistas. “Se não houver comunicação, não há chance de paz”, acrescentou.
Zelensky anunciou no Telegram que planeja se reunir durante o fórum com “representantes de empresas italianas” e conduzir “negociações” com Meloni.
Essa mini-Davos, organizada às margens do Lago de Como, reunirá o melhor do setor italiano e participantes internacionais até domingo. Zelensky deve se dirigir aos participantes por volta das 17h00 GMT (às 14h no horário de Brasília).
A reunião de Meloni com o presidente ucraniano deve permitir que a líder italiana garanta a ele seu apoio incondicional, mesmo que um de seus parceiros de coalizão de direita e extrema direita, Matteo Salvini, se oponha ferozmente a qualquer incursão de Kiev no território russo.
bh/gab/mab/jm/jmo/aa