O Kremlin não desmentiu nesta segunda-feira que o Irã forneça mísseis, como afirmam os países ocidentais, e explicou que a Rússia mantém relações com Teerã em diferentes setores. 

"Este tipo de informação nem sempre é verdade", disse o porta-voz da presidência Dmitri Peskov, sem negar as acusações. "O Irã é um parceiro importante", acrescentou, insistindo que os dois países mantém uma cooperação "em todas as áreas possíveis, mesmo as mais sensíveis". 

A União Europeia estimou nesta segunda-feira que seus membros têm "informações confiáveis" sobre a entrega de mísseis balísticos do Irã à Rússia, e alertou que novas sanções serão impostas a Teerã caso as hipóteses se confirmem. 

Segundo o Wall Street Journal, os Estados Unidos alertaram seus aliados europeus para a entrega efetiva de mísseis iranianos de curto alcance à Rússia, quando Moscou multiplicou seus ataques contra cidades e infraestruturas ucranianas. 

Os Estados Unidos e os aliados europeus da Ucrânia advertiram em diversas ocasiões que estas entregas teriam graves consequências para o Irã, que já enfrenta várias sanções ocidentais.

bur/pz/es/zm/jc