O comandante da missão orbital que incluiu a primeira caminhada espacial realizada por tripulantes não dependentes de um Estado descreveu nesta terça-feira (17) a abertura da escotilha no espaço como uma experiência que o deixou maravilhado, apesar dos riscos.

Jared Isaacman, de 41 anos, fundador e chefe da Shift4Payments, liderou a recém-concluída missão Polaris Dawn, da SpaceX, em que uma tripulação de quatro pessoas foi mais longe no espaço do que qualquer outro ser humano em meio século.

No terceiro dia da missão, Isaacman e Sarah Gillis, engenheira da SpaceX, fizeram a primeira caminhada espacial privada da História. “Que experiência emocionante, uma sobrecarga sensorial”, disse Isaacman, em entrevista na rede social X.

“Existe o esforço físico, as mudanças de pressão e temperatura [faz um pouco de frio] e, claro, a sensação visual avassaladora quando você vê a Terra diante de si sem nenhum outro tipo de barreira", descreveu o comandante.

Desde que o cosmonauta Alexei Leonov fez a primeira caminhada espacial, em 1965, as agências espaciais nacionais supervisionaram centenas de caminhadas desse tipo.

Isaacman e Sarah agarraram-se a uma estrutura de escotilha chamada Skywalker nos poucos minutos em que passaram do lado de fora da cápsula Dragon. Já os astronautas da Nasa e de outras agências espaciais realizaram manobras bem mais ousadas.

Embora estivesse impactado pela beleza do planeta, Isaacman disse que a experiência não foi tranquila. "É um ambiente muito ameaçador”, ressaltou, comparando sua experiência à dos primeiros exploradores marítimos, que navegavam até os confins da Terra.

A missão foi a mais recente de uma série de conquistas da SpaceX, uma potência que reconfigurou a indústria espacial. A Polaris Dawn é a primeira de três missões do programa Polaris, uma colaboração entre Isaacman e a empresa.

ia/cl/atm/nn/lb/mvv