Um projétil de artilharia de cerca de 300 quilos da Primeira Guerra Mundia foi retirado neste domingo (22) de uma área de obras localizada perto do Parlamento sérvio em Belgrado, indicou a polícia à AFP. 

Depois, a bomba foi transportada para um extenso terreno arenoso a 60 km ao leste da capital sérvia, onde foi destruída de forma segura, segundo um porta-voz da polícia.

Na operação, "participaram 130 membros da polícia", disse o ministro do Interior, Ivica Dacic, pouco antes da retirada da bomba. 

Antes de realizar a operação, a polícia ordenou aos residentes da área que tirassem seus veículos do local da operação e também recomendou que deixassem suas casas. 

O projétil foi descoberto em 18 de setembro durante obras em um estacionamento subterrâneo muito perto do Parlamento sérvio, no centro de Belgrado. 

Segundo Dacic, era um artefato de artilharia utilizado pelo Exército austro-húngaro no cerco a Belgrado durante a Primeira Guerra Mundial. O Império Austro-Húngaro bombardeou a cidade em 29 de julho de 1914, dias depois de ter declarado guerra à Sérvia. 

O dispositivo "pesa 287 quilos, mede 113 centímetros de comprimento e tem um diâmetro de 30,5 centímetros", disse. 

oz-dsa/emd/bc/hgs/dd