O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, alertou, neste domingo (22), sobre o risco de transformar o Líbano em "outra Gaza" por causa da escalada das hostilidades entre Israel e o grupo libanês Hezbollah. 

Em declarações à CNN pouco antes da reunião anual de líderes mundiais na ONU, Guterres também colocou em dúvida as chances de um cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e Hamas após quase um ano de guerra. 

"Para mim, está claro que ambas as partes não estão interessadas em um cessar-fogo. E isso é uma tragédia, porque essa é uma guerra que deve terminar", disse Guterres. 

"Nem o governo de Israel nem o Hamas querem realmente o cessar-fogo", comentou.

Após uma intensificação da batalha entre Israel e Hezbollah libanês essa semana, Guterres alertou sobre a "possibilidade de transformar o Líbano em outra Gaza". 

Os combatentes do Hezbollah estão há quase um ano trocando disparos na fronteira com Israel em apoio declarado ao seu aliado palestino Hamas, cujo ataque de 7 de outubro contra Israel desencadeou a atual guerra em Gaza.

Mas as trocas de disparos na fronteira se intensificaram nas últimas semanas. 

Na sexta-feira, Israel atacou os subúrbios do sul da capital libanesa, matando pelo menos 16 membros do Hezbollah, entre eles um alto comandante militar. 

O ministério da Saúde libanês apontou em 45 o número de mortos, incluindo civis. 

Israel e Hezbollah trocaram intensos disparos durante o fim de semana, o que levantou temores sobre uma guerra total. 

O número dois do Hezbollah, Naim Qassem, declarou neste domingo que o grupo entrou em uma "nova fase" em sua batalha contra Israel, e disse que estão "preparados para todos os cenários militares". 

gw-cjc-ho/af/mel/dd