O brasileiro Filipe Toledo, campeão mundial em 2022 e 2023, anunciou que retornará ao circuito da World Surf League (WSL) em 2025, após fazer uma pausa nesta temporada para cuidar da saúde mental.
"Estaremos de volta em 2025, preparado e treinado para enfrentar esse Circuito Mundial por mais um tempo", disse o surfista de 29 anos em entrevista ao portal Globo Esporte, publicada nesta terça-feira (24).
Único brasileiro a vencer dois mundiais consecutivos da WSL, 'Filipinho' informou em fevereiro, ao final da primeira etapa do Tour 2024, que se afastaria das competições para "cuidar" de si e focar nos Jogos Olímpicos de Paris.
Na competição, cujas provas de surfe foram realizadas no Taiti, na Polinésia Francesa, ele acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo japonês Reo Inaba.
No momento em que anunciou seu afastamento, o brasileiro garantiu que a WSL lhe daria um convite para a disputa do próximo ano.
"Eu volto mais relaxado, mais tranquilo e vou para cima. Aquele Filipe passivo, tranquilo já era. Vou voltar a ser aquele Filipe mais agressivo do meu início no Circuito", garantiu.
Filipe Toledo disse que começou a sofrer de depressão no início de 2019, após perder uma disputa em Bells Beach, na Austrália, para o americano John John Florence, que neste ano conquistou seu terceiro título mundial.
À "dor" da derrota, disse ele, se somou a pressão para atender aos patrocinadores e às expectativas esportivas, assim como a distância que o separava da esposa e dos filhos devido às inúmeras viagens para competir.
Mas passar tempo com a família e um tratamento psicológico fizeram com que melhorasse, disse ele.
"Acho que o primordial é mostrar para o mundo todo que ninguém é máquina. Somos humanos e passamos por isso", afirmou Filipinho.
O também brasileiro Gabriel Medina, tricampeão mundial e medalhista de bronze em Paris 2024, também deu uma pausa em sua carreira em 2022 para cuidar de uma depressão.
raa/app/gfe/aam/am