O governo do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, enfraquecido por várias derrotas políticas e em minoria no Parlamento, sobreviveu, nesta quarta-feira (25), a uma moção de censura apresentada no Legislativo por seu principal adversário.
Após um debate intenso, 211 deputados votaram contra a moção apresentada pelo partido conservador, enquanto 120 votaram a favor, evitando assim eleições legislativas antecipadas.
Muito à frente nas pesquisas de opinião, o líder conservador, Pierre Poilievre, tem insistido em eleições antecipadas desde que o Novo Partido Democrático (NDP), de esquerda, rompeu um acordo no início do mês com os liberais e deixou o governo de Trudeau vulnerável à destituição.
Durante uma participação no programa televisivo Late Show com Stephen Colbert na noite de segunda-feira, Trudeau reconheceu que os canadenses estão enfrentando "tempos realmente difíceis".
"A população está tendo dificuldades para pagar as compras, o aluguel e a gasolina" e está "em busca de mudanças", admitiu.
Trudeau chegou ao poder em 2015 e conseguiu se manter no cargo após derrotar dois dos predecessores de Poilievre nas eleições de 2019 e 2021.
amc-amp/tib/ube/mr/mel/am/mvv