O presidente francês, Emmanuel Macron, fará uma visita de Estado ao Marrocos "no final de outubro" com o objetivo de confirmar a aproximação entre os dois países, anunciou, nesta sexta-feira (27), à AFP a Presidência francesa.
O rei marroquino, Mohamed VI, enviou a Macron na quinta-feira uma carta-convite na qual se congratula dos "promissores horizontes que estão surgindo" para os dois países, segundo a Presidência francesa.
Em sua carta, o soberano considera a visita como a ocasião para dar à relação bilateral "uma visão renovada e ambiciosa" em "vários setores estratégicos", que "tenha em conta as prioridades" dos dois países, indicou essa fonte.
A França abriu as portas para uma aproximação com o Marrocos ao apoiar em julho o plano marroquino para o Saara Ocidental como "a única base" capaz para resolver o conflito com a Frente Polisário, que reivindica esse território.
A disputa sobre o Saara Ocidental remonta a 1975, quando o governo colonial espanhol se retirou do território, desatando uma guerra de 15 anos entre Marrocos e a Frente Polisário, apoiada pela Argélia.
O movimento sarauí pede um referendo de autodeterminação previsto desde 1991, no marco de um cessar-fogo, que nunca ocorreu. A ONU considera o Saara Ocidental como "território não autônomo".
Atualmente, quase 80% desse território rico em recursos naturais é controlado pelo Marrocos, que propõe um plano de autonomia sob sua soberania. Em 2022, conseguiu o apoio da Espanha, que deu um inesperado giro em sua posição tradicional.
vl/tjc/an/dd/aa