O Flamengo anunciou, nesta segunda-feira (30), a saída do ex-técnico da Seleção Brasileira Tite, após a eliminação na Copa Libertadores e em meio às dificuldades de brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.

"Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro", informou o clube carioca em uma publicação no Instagram.

O ex-atleta do Flamengo Filipe Luís, que comanda a equipe sub-20 do time rubro-negro, assumirá o comando do elenco de forma interina, acrescentou.

Treinador da Seleção nas Copas do Mundo da Rússia 2018 e Catar 2022, na qual os pentacampeões caíram nas quartas de final, Tite estava sob pressão há algumas semanas.

O técnico de 63 anos não conseguiu que o time carioca jogasse um futebol correspondente ao elenco atual, um dos mais caros da América.

Seu destino parecia selado na eliminação da Copa Libertadores pelo Peñarol (0-1 na ida e 0-0 na volta), após a partida de volta das quartas de final, na última quinta-feira (26), em Montevidéu.

Embora tenha vencido o Athletico Paranaense (1-0) pela 28ª rodada do Brasileirão, os dirigentes optaram por sua demissão do cargo, que ele assumiu em outubro do ano passado.

A vitória sobre o 'Furacão' deixou o Flamengo na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, a nove pontos do líder Botafogo, embora com uma partida a menos.

Sem chances de vencer o título internacional e com dificuldades de conquistar mais um Brasileirão, os rubro-negros ainda podem se classificar para a final da Copa do Brasil. 

O time carioca enfrenta o Corinthians no jogo de ida das semifinais na próxima quarta-feira (2), no Maracanã.

raa/rsr/nn/yr/fp