A agência antidrogas da Guiana apreendeu 4,4 toneladas de cocaína, escondidas em poços em um município próximo à zona fronteiriça com a Venezuela, informou, neste domingo (1º), o chefe da Unidade Antinarcóticos de Alfândega guianense, James Singh.
"São 4,4 toneladas (...) Não há detenções, a investigação ainda continua", disse Singh à AFP, assinalando que a droga "seria carregada em barcos para a Europa".
A cocaína, avaliada em cerca de 200 milhões de dólares (R$ 1,13 bilhão, na cotação atual), foi encontrada em 'bunkers' perto de uma pista de pouso ilegal, situada a 20 km do município de mineração de ouro Matthews Ridge, no noroeste da Guiana.
As autoridades estavam realizando uma operação quando encontraram a pista e as drogas.
"Cavaram vários buracos, a colocaram nos buracos. Puseram madeira por cima e a camuflaram", acrescentou Singh.
Juntamente com a cocaína, foram encontrados também dois fuzis. As autoridades investigam o caso para saber a origem da droga.
Em março passado, as autoridades da Guiana também apreenderam meia tonelada de drogas, uma carga avaliada em 2,6 milhões de dólares (R$ 12,9 milhões, na cotação da época), e prenderam dois venezuelanos por envolvimento no caso.
Na ocasião, a apreensão foi realizada em uma lancha rápida, enquanto os dois indivíduos viajavam em um rio na região do Essequibo, território que Caracas e Georgetown disputam há um século.
str-ba/val/mvv