Uma primeira remessa de quase 100 mil doses de vacinas contra a mpox chegarão nesta quinta-feira à República Democrática do Congo (RDC), o país mais afetado pela epidemia, anunciou a agência de saúde da União Africana (Africa CDC), nesta quarta-feira (4).

A RDC já registrou mais de 19 mil casos da doença e 650 mortes desde o início do ano, indicou o Ministério da Saúde congolês, e 62% dos casos confirmados neste território afetam crianças, informa a Africa CDC.

A epidemia está presente em 13 países, incluindo o Burundi (796 casos), Congo Brazzaville (162 casos) e República Centro-Africana (45 casos).  

"Estamos muito contentes com a chegada deste primeiro lote de vacinas à RDC. São 99.100 doses", comemorou Jean Kaseya, diretor-geral da Africa CDC.

A OMS indicou, no final de agosto, que aproximadamente 230 mil doses da vacina MVA-BN, produzida pelo laboratório farmacêutico dinamarquês Bavarian Nordic, estavam disponíveis para serem enviadas imediatamente às regiões afetadas pelo vírus.

A mpox é uma doença viral que se propaga dos animais para humanos, no entanto, é transmitia, também, entre pessoas, provocando febre, dores musculares e lesões na pele.

ho/sva/bur-cld/blb/mab/mb/jmo/yr

compartilhe