A fabricante americana dos famosos recipientes de plástico Tupperware, que já enfrentava problemas financeiros há anos, anunciou nesta quarta-feira (18) que vai iniciar um processo de recuperação judicial.
"Há vários anos, a situação financeira da empresa tem sido duramente afetada por um ambiente macroeconômico difícil", disse Laurie Ann Goldman, presidente da empresa, que apresentou o pedido de proteção, de acordo com capítulo 11 da Lei de Falências.
"Analisamos várias opções estratégicas e concluímos" que a proteção à falência era "a melhor saída", explicou Goldman em documentos do processo de insolvência.
Esta iniciativa deve proporcionar uma "flexibilidade essencial" para a transformação tecnológica da empresa, acrescentou.
Em meados de agosto, o grupo indicou que continuava com "problemas significativos de liquidez" e que tinha "dúvidas" sobre sua capacidade de continuar em atividade.
Criada em 1946, a Tupperware fez sucesso nos Estados Unidos e muitos outros países graças à eficácia da sua rede de representantes.
Os recipientes de plástico para alimentos inicialmente eram vendidos em lojas, até que a empresa lançou as "reuniões Tupperware" entre um representante do grupo e potenciais compradores na casa de um deles.
A Tupperware foi prejudicada pelo comércio on-line, entregas de alimentos a domicílio e embalagens descartáveis.
bur-mtp/mca/abx/eb/es/zm/jc/fp