A nova proposta do premiado diretor greco-francês Costa-Gavtas e um filme de terror, o longa-metragem de estreia do espanhol Pedro Martín-Calera, são as principais atrações do Festival de Cinema de San Sebastián nesta quarta-feira (25).

"Le dernier souffle” (O último suspiro), do veterano cineasta nascido no Peloponeso, entrará na disputa pela Concha de Ouro.

Conhecido por dramas políticos como "Z", "Missing e "Music Box", o diretor de 91 anos traz um longa-metragem baseado em debates filosóficos sobre a morte entre o médico Augustin Masset e o escritor Fabrice Toussaint.

"Estou chegando a uma idade na qual o horizonte da vida está cada vez mais próximo e há muito tempo me pergunto: como será, como terminaremos, como nos sentiremos, terminaremos com medo e terror ou terminaremos com dignidade”, disse ele.

“Le dernier souffle” será exibido na seção oficial, onde competirá com filmes que foram bem recebidos pela crítica, como ‘On Falling’, da portuguesa Laura Carreira, ‘Cónclave’, do alemão Edward Berger, e ‘Los destellos’, da espanhola Pilar Palomero.

- Terror psicológico -

Também nesta quarta-feira (25), “El llanto”, o primeiro longa-metragem de Martín-Calero, que até agora se dedicava a videoclipes e curtas-metragens, entra na corrida pelo prêmio principal.

Na trama de terror, várias mulheres são perseguidas por uma presença, em diferentes países e épocas.

Na primeira parte, na Espanha, Andrea (Ester Expósito) começa a ouvir choro em seus fones de ouvido enquanto caminha pela rua. Em seguida, começa a ver um vulto que só aparece quando ela se grava em vídeos que envia para o namorado.

Décadas antes, na cidade argentina de La Plata, Camila (Malena Villa) é uma estudante de cinema que sai com uma câmera para encontrar um tema para seu próximo projeto.

Ela também ouve os gritos e filma a presença assombrosa de uma garota francesa, Marie (Mathilde Ollivier), que tem um passado que pode unir as histórias.

"É um filme de muito terror psicológico", explicou Martín-Calero em coletiva de imprensa, na qual confessou ser grande "fã" do gênero.

O principal da trama são "as tensões, as cenas vão acumulando tensões, não há grandes explosões", continuou o diretor, que queria dar mais peso à "atmosfera" na qual as personagens se desenvolvem.

du/an/jmo/aa

compartilhe