A China tentou ocultar o naufrágio de seu submarino de propulsão nuclear mais recente, afirmou, nesta quinta-feira (26), um funcionário da defesa dos Estados Unidos.

O Wall Street Journal relatou o afundamento, ocorrido em um estaleiro no início deste ano, e compartilhou imagens de satélite que mostram grandes guindastes recuperando o submarino.

"Não é surpreendente que a Marinha chinesa tenha tentado ocultar o fato de que seu novo submarino de ataque de propulsão nuclear, o primeiro desse tipo, afundou no cais", disse o funcionário, que pediu anonimato.

"Além das perguntas óbvias sobre os padrões de fabricação (...), o incidente levanta outras questões mais importantes sobre a responsabilidade interna da Marinha chinesa e a supervisão da indústria de defesa da China, que há muito tempo é assolada pela corrupção", acrescentou.

O naufrágio representa um revés para a China, que busca modernizar sua frota, a maior do mundo.

Os Estados Unidos e o Reino Unido fornecerão à Austrália submarinos de propulsão nuclear para aumentar o número de países com essas embarcações.

O acordo foi criticado por Pequim, que o considera uma resposta estratégica às ambições militares chinesas na região Ásia-Pacífico.

wd/pno/cyb/erl/db/am/yr

compartilhe