Washington não foi informado com antecedência sobre um enorme ataque aéreo no subúrbio sul de Beirute que, segundo Israel, teve como alvo a sede do Hezbollah, afirmaram nesta sexta-feira (27) funcionários americanos.

"Os Estados Unidos não participaram desta operação e não recebemos nenhum aviso prévio", declarou a jornalistas a subsecretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.

O secretário de Defesa, Lloyd Austin, que estava voltando de uma viagem a Londres, conversava com seu par israelense, Yoav Gallant, "enquanto a operação já estava em andamento", disse Singh.

"Ainda estamos buscando mais detalhes e tentando entender a operação em si", acrescentou.

Outro funcionário americano, que falou sob condição de anonimato, afirmou que os israelenses comunicaram "ao governo dos EUA que empreenderiam ações militares uma vez que a operação já estava em curso e os aviões estavam no ar".

"Não tínhamos conhecimento anterior disso", acrescentou.

O presidente Joe Biden foi informado da situação, de acordo com a Casa Branca.

O Exército israelense indicou que realizou "um ataque preciso contra o quartel-general" do Hezbollah em Beirute nesta sexta-feira, enquanto as principais redes de televisão israelenses informaram que o alvo era o líder do grupo, Hassan Nasrallah.

"Nasrallah está bem", disse uma fonte próxima ao Hezbollah.

Desde a semana passada, uma série de ataques israelenses atingiu os subúrbios do sul de Beirute, supostamente visando altos comandantes da organização islamista aliada ao Irã.

wd/acb/dg/db/ic/am

compartilhe