Ao menos sete civis morreram nesta terça-feira (1) em um bombardeio que atingiu uma área próxima a um mercado de Kherson, grande cidade do sul da Ucrânia situada perto da linha da frente, anunciou o Ministério Público local.
"Três mulheres e quatro homens morreram no ataque, executado aparentemente com a ajuda de artilharia", afirma um comunicado do MP.
O bombardeio atingiu uma área "próxima de um mercado e de um ponto de transporte público", segundo o MP, que anunciou a abertura de uma investigação.
O governador da região, Oleksander Prokudin, publicou no Telegram um vídeo da área atacada que mostra vários corpos no chão.
O comandante da administração militar municipal, Roman Mroshko, informou no Telegram que quatro pessoas ficaram feridas: três mulheres com idades entre 33 e 68 anos e um homem de 65.
Kherson, que tinha 280 mil habitantes antes da guerra, é a única capital regional que foi ocupada pela Rússia no início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Em novembro do mesmo ano, a cidade foi liberada ao lado de uma parte da região homônima pelo Exército ucraniano.
A cidade, que fica na margem ocidental do rio Dnieper, é alvo frequente de ataques das tropas russas, posionadas na margem oriental.
bur-ant/avl-bc/fp