O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone com a nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e a parabenizou por sua posse recente, informou neste sábado (5) a Casa Branca.

Biden "telefonou ontem [sexta-feira] para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para parabenizá-la por sua posse histórica como a primeira mulher presidente do México", diz o comunicado da Presidência americana.

Sheinbaum prestou juramento como chefe de Estado do maior país de língua espanhola do mundo na terça-feira para um mandato de seis anos.

A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, representou o país na cerimônia de posse.

Os dois presidentes "reafirmaram os profundos laços" que unem Estados Unidos e México e seu "compromisso de continuar a forte e colaborativa associação que promoverá a prosperidade e a segurança nos dois países", acrescentou a Casa Branca.

Sheinbaum, uma cientista renomada e ex-prefeita da Cidade do México, venceu as eleições presidenciais em junho com quase 60% dos votos, sob a coalizão formada pelo partido governante Movimento pela Regeneração Nacional (Morena) e seus aliados.

Os cerca de 36 milhões de eleitores que votaram nela lhe deram o maior apoio eleitoral obtido por um chefe de Estado no México. Sheinbaum se beneficiou da popularidade de seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador.

Contudo, ela terá que enfrentar o flagelo da violência do narcotráfico.

bur-cha/lb/dg/mel/rpr/mvv