O tenista americano Frances Tiafoe, número 17 do mundo, pediu desculpas nesta terça-feira (8) depois de insultar o árbitro após sua derrota na terceira rodada do Masters 1000, em Xangai, diante do russo Roman Safiullin por 5-7, 7-5 e 7-6 (7/5). 

"F... you man!" ("Vai se f..., cara!), disse o jogador de 26 anos, 13º cabeça de chave, diversas vezes e em tom cada vez mais veemente ao árbitro de cadeira no fim da partida. 

A irritação começou após uma sanção imposta a Tiafoe por ultrapassar o tempo ao sacar quando estavam empatados em 5-5 no tie break do terceiro set.  

Tiafoe havia lançado a primeira bola para o alto e o árbitro considerou como sendo um saque, obrigando o americano, que tentou se explicar, a efetuar o segundo serviço em seu pior momento. Safiullin conquistou o ponto e obteve um match point, que acabou convertendo. 

Na próxima rodada, o 61º do mundo enfrentará o sérvio Novak Djokovic (4º).

Na noite desta terça-feira, Tiafoe mostrou arrependimento nas redes sociais. "Peço minhas sinceras desculpas pela maneira como agi esta noite. Não é assim que sou e não é a maneira como quero tratar as pessoas. Deixei minha frustração tomar conta de mim". 

O incidente pode resultar numa pesada sanção financeira para o jogador americano caso a ATP decida avaliar o caso.

dar/cpb/aam/cb