O príncipe William e a sua esposa Catherine visitaram nesta quinta-feira (10) Southport (noroeste), onde três meninas morreram no final de julho em um ataque com faca que provocou vários dias de distúrbios na Inglaterra, anunciou o Palácio de Kensington. 

Este é o primeiro compromisso público do casal desde que a princesa anunciou, no mês passado, que completou seu tratamento de quimioterapia, após o diagnóstico de câncer que recebeu no início do ano. 

O casal visitou Southport "para expressar apoio à comunidade e ouvir relatos sobre como a população local se uniu enquanto a cidade se recuperava" após o ataque. 

Kate e William se reuniram com bombeiros, policiais e membros dos serviços de resgate presentes no ataque ocorrido em 29 de julho durante uma aula de dança inspirada na estrela pop americana Taylor Swift.

O casal, ambos de 42 anos, ouviu depoimentos "sobre suas experiências ao responder ao ataque e o impacto que isso teve em sua saúde mental", disse o comunicado de seu gabinete. 

Também conversaram, fora das câmeras, com os familiares das três meninas mortas e com a professora de dança presente no ataque. 

Três meninas de 6, 7 e 9 anos morreram e outros oito menores ficaram feridos, além de dois adultos que tentavam protegê-los. 

A polícia prendeu um suspeito, de 17 anos, no local. 

Kate anunciou em 9 de setembro que havia terminado o tratamento de quimioterapia e que se esforçava para se curar do câncer. As imagens mostram a princesa nesta quinta-feira vestindo um longo casaco marrom ao chegar ao centro sociocultural após reunir-se com as famílias.

jj/phz/alm/cla/am/meb/eg/mb/aa/ic