O exército israelense afirmou que três de seus soldados morreram nesta quinta-feira (10) em um combate no norte de Gaza, onde as tropas enfrentam combatentes palestinos.
O major Netanel Hershkovitz, de 37 anos, e os sargentos Ori Moshe Borenstein e Matityahu Marantz Tzvi, ambos de 32, "caíram em combate no norte da Faixa de Gaza", informou o exército em um comunicado.
Segundo o exército, 353 soldados morreram em Gaza desde o início da guerra, há um ano.
O exército israelense está enfrentando no norte do território palestino o movimento islamista Hamas, especialmente em torno de Jabalia, sitiada desde o domingo.
Também realizou bombardeios aéreos, argumentando que o grupo recuperou suas capacidades, apesar de meses de combates e bombardeios.
Na quarta-feira, a Defesa Civil de Gaza lamentou as dificuldades para acessar os feridos e mortos em Jabalia e afirmou que pelo menos 140 pessoas morreram na cidade desde o início da operação.
O Hezbollah abriu um front contra Israel há um ano para apoiar o Hamas, que entrou em guerra com Israel após o ataque do movimento islamista palestino em 7 de outubro de 2023 em solo israelense.
Os milicianos mataram 1.206 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses.
Em resposta, Israel lançou uma ofensiva implacável na Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, na qual mais de 42.065 palestinos já morreram, a maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde, considerados confiáveis pela ONU.
jd/it/eg/mb/ic/mvv