O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo iraniano, Masud Pezeshkian, afirmaram, nesta sexta-feira (11), ter posições "próximas" sobre vários temas internacionais, em um contexto de conflito no Oriente Médio e após mais de dois anos e meio da ofensiva russa na Ucrânia.
Os dois dirigentes falaram por volta de uma hora, segundo o Kremlin, coincidindo com sua participação em um fórum regional em Asgabate, Turcomenistão. Foi o primeiro encontro físico entre os dois líderes desde a eleição do mandatário iraniano em julho.
"Trabalhamos juntos ativamente no cenário internacional e nossa avaliação dos acontecimentos mundiais são quase sempre muito próximas", disse Putin a Pezeshkian.
"As relações com o Irã são uma prioridade para nós e se desenvolvem com sucesso", acrescentou em um breve discurso transmitido pela televisão estatal russa.
Pezeshkian também enfatizou a crescente proximidade com Moscou.
"Nossas posições no cenário internacional são similares", assegurou Pezeshkian, segundo uma tradução oficial divulgada pela televisão russa.
O encontro entre Putin e Pezeshkian ocorre em um momento de conflito no Oriente Médio.
Teerã é acusada por países ocidentais de fornecer drones explosivos Shahed e mísseis de curto alcance para a Rússia, o que o Irã nega.
Putin e Pezeshkian planejam voltar a se reunir na cúpula dos Brics na cidade russa de Kazan, que ocorrerá entre 22 e 24 de outubro.
bur/cn/meb/mb/dd