Depois de três vitórias em três jogos na Liga das nações da Uefa, Portugal não saiu do 0 a 0 com a Escócia nesta terça-feira (15), em Glasgow, e deixou escapar os primeiros pontos na competição.

Contra a lanterna do grupo 1 da Liga A, a seleção de Cristiano Ronaldo não venceu, mas manteve a liderança com três pontos de vantagem sobre a Croácia, que empatou em 3 a 3 com a Polônia em um jogo espetacular.

Em novembro, Portugal tentará garantir a classificação para as quartas de final em casa contra a seleção polonesa, antes de viajar a Split para enfrentar os croatas.

A Escócia, ameaçada de rebaixamento para a Liga B, conseguiu pelo menos quebrar a sequência de derrotas diante de sua torcida.

A seleção portuguesa usou força máxima em Glasgow. Além do "interminável" CR7, capitão da equipe aos 39 anos, estiveram em campo Vitinha, Nuno Mendes, Diogo Jota, Bernardo Silva e Rafael Leão, estes dois últimos vindos do banco de reservas.

Leão infernizou a defesa escocesa na reta final da partida, primeiro com um drible e um passe para Bruno Fernandes, que chutou de primeira e o goleiro Craig Gordon defendeu (87').

Nos acréscimos, o atacante do Milan finalizou e o lateral Nicky Devlin conseguiu desviar para manter o zero no placar (90'+1). 

Simultaneamente, Polônia e Croácia se enfrentaram em Varsóvia em um jogo com seis gols.

Os poloneses saíram na frente com o capitão Piotr Zielinski (5'), mas os croatas viraram o placar para 3 a 1 em poucos minutos, marcando com Borna Sosa (19'), Petar Sucic (24') e Martin Baturina (26').

A Polônia não demorou a reagir e diminuiu ainda antes do intervalo com Nicola Zalewski (45'), até chegar ao empate no segundo tempo graças ao gol de Sebastian Szymanski (68').

bur-jta/pm/dam/cb/aam