Mais de 40 pássaros de diferentes espécies foram registrados em seu habitat natural para compor uma versão singular do hino da Colômbia, país com a maior biodiversidade de aves do mundo e que sediará a COP16 neste mês.
"Há mais de 41 aves neste áudio, mais de três anfíbios, há rãs, e até um jaguar, temos capturada uma baleia também no Pacífico, que tem um som incrível. Capturamos também sons da natureza, o vento, o mar e a chuva para enriquecer ainda mais o ambiente", explicou à Blu Rádio o produtor musical Miguel de Narváez, responsável por harmonizar meticulosamente os sons.
Junto a uma equipe de biólogos, este músico viajou durante dez dias pelas regiões do Caribe, Pacífico, dos Llanos Orientais e em alguns paramos, para registrar com microfones "muito sofisticados" a antologia de sons.
"O que fizemos foi primeiro gravar tudo que pudéssemos e depois determinar quais (pássaros) estavam nas tonalidades que precisávamos, porque o hino está na tonalidade original do hino nacional e nem todos os pássaros serviam", explicou de Narváez.
A composição foi veiculada por algumas emissoras de rádio nesta quarta-feira, véspera da COP16 sobre a biodiversidade, que será realizada em Cali (sudeste) entre 21 de outubro e 1º de novembro.
O governo da Colômbia também lançou recentemente uma canção para a cúpula que canta o lema de "paz com a natureza" ao ritmo de marimba, tambores e outros sons do Pacífico colombiano.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a Colômbia "tem a maior diversidade de aves do mundo: ao todo, são 1.935 espécies de aves identificadas até agora".
Em seguida vem o Peru, que registrou 1.879 espécies, segundo um relatório oficial deste ano.
As populações de animais selvagens perderam, em média, 73% de seus indivíduos em 50 anos, de acordo com a WWF.
lv/jss/db/jb/ic