A Bolsa de Valores de Nova York fechou nesta quinta-feira (17) com resultados mistos e um novo recorde para o Dow Jones, sustentada por um novo impulso do setor de semicondutores e bons indicadores sobre a saúde da economia americana.

O principal índice de Wall Street bateu um novo recorde após subir 0,37%, enquanto o tecnológico Nasdaq (+0,04%) e o ampliado S&P 500 (-0,02%) fecharam muito próximos do equilíbrio. 

Durante a sessão, o S&P 500 também alcançou uma nova marca ao chegar aos 5.878,46 pontos.

"O otimismo na frente de inteligência artificial está ajudando a manter em campo positivo a maioria dos índices de referência", comentou José Torres, analista da Interactive Brokers, em nota.

Após a decepção causada na terça-feira pela fabricante de microchips ASML, o mercado se acalmou ao conhecer os bons resultados trimestrais da empresa taiwanesa de semicondutores TSMC (+9,79%).

Cotada em Taipé e Nova York, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) viu suas vendas dispararem 39% em 12 meses e espera um crescimento de 35% no trimestre em curso.

Outras gigantes do setor souberam aproveitar o impulso, como Nvidia (+0,89%), que estabeleceu um novo recorde na sessão, com um avanço de sua cotação para 140,89 dólares, antes de fechar em 136,93.

Broadcom (+2,66%), Intel (+0,58%), AMD (+0,08%), Micron (+2,57%) e Arm (+1,38%) também terminaram no azul.

Quanto aos indicadores, Wall Street se acalmou com os dados sobre os gastos dos consumidores americanos, que subiram 0,4% mensal em setembro, melhor que o 0,3% previsto pelos economistas.

Além disso, os novos pedidos de seguro-desemprego desaceleraram na semana passada.

"Os resultados trimestrais e os dados econômicos tiveram, sem dúvida, um efeito de alavancagem sobre as cotações", explicou à AFP Sam Burns, da Mill Street Research.

No mercado de renda fixa, a rentabilidade da dívida pública dos Estados Unidos com vencimento em 10 anos subiu para 4,09%, contra 4,01% da véspera. 

ni/tu/clc/cjc/arm/db/rpr/ic