Um barco com mais de cem refugiados rohingyas e pelo menos um corpo foi localizado ao longo da província mais a oeste da Indonésia, disseram autoridades locais neste sábado (19). 

Os rohingyas, em sua maioria muçulmanos, são perseguidos em Mianmar. Milhares arriscam suas vidas todos os anos em longas e perigosas viagens marítimas para tentar chegar à Malásia ou à Indonésia.

O barco está ancorado a cerca de seis quilômetros da costa do distrito de South Aceh, com o motor desligado, disse à AFP Muhammad Jabal, uma autoridade local. 

Jabal afirmou que o barco foi visto pela primeira vez na sexta-feira, quando ele e outras pessoas se organizaram para levar comida e água aos refugiados, estimando que havia mais de cem pessoas a bordo. 

"Vi com meus próprios olhos que havia um corpo. Havia também muitas crianças", disse. 

Um dia antes, o corpo de uma mulher rohingya foi encontrado no mar. 

O chefe da polícia local, Sabda Man Sobri, confirmou que era membro deste grupo étnico, mas não soube dizer se estava relacionado ao barco. 

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) anunciou que foi informada por autoridades locais sobre o barco e apelou para que os refugiados fossem resgatados rapidamente. 

Embora muitos moradores da região compreendam a situação dos rohingyas, alguns se opuseram à sua chegada, acusando-os de comportamento antissocial.

str-mrc/bc/pc/jc/jb